quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Aula 05 | 02.10.13

Parte 02 _ PaperSpace

27. Procedemos, assim, à visualização de um layout já existente, por definição, pelo que seleccionámos o separador "LAYOUT1" situado no canto inferior esquerdo do documento em execução, no qual foi possível identificar, ao centro, uma viewport com o dado criado e, também, em seu redor e a tracejado, uma margem, elemento segundo a qual apenas o que se situa no seu interior será impresso.


_ LAYOUT1


"LAYOUT"

NOTA: Os comandos "MP" e "MS" podem ser utilizados, a partir de agora, sempre que seja necessário, para que possamos trabalhar com os elementos apresentados na folha, de forma imediata, quer em ModelSpace, quer em PaperSpace, respectivamente; o mesmo pode ser feito ao clicar duas vezes com o botão esquerdo do rato sobre a viewport desejada ou sobre a folha a ser trabalhada, pela referida ordem.


28. Então, foi-nos pedido que alterássemos o nome da folha em que estavamos neste momento a trabalhar para "Folha A3", através da opção "RENAME", ao clicar com o botão direito do rato sobre o separador existente no canto inferior esquerdo do ambiente de trabalho.

_ RENAME > FOLHA A3


"RENAME"

29. Pretendiamos uma impressão em formato A3, pelo que recorremos ao comando "PAGE SETUP MANAGER", qual nos abre uma nova janela que nos fornece informações pertinentes relativas aos ajustes do layout da página, à plotter em utilização e às dimensões da folha de papel, entre outras;



A seguir, tivemos que escolher a opção "MODIFY", sendo que outra janela é aberta, na qual modificámos o nome da plotter para "DWG to PDF.pc3" e o tamanho do papel para "ISO expand A3 (420.00 x 297.00 MM)".

_ PAGE SETUP MANAGER > MODIFY > DWG TO PDF.PC3 + ISO EXPAND A3 (420.00 X 297.00 MM)


"PAGE SETUP MANAGER"

"MODIFY"

30. Efectuadas estas alterações, prosseguimos com a criação de uma nova layer, utilizando o comando homólogo, uma vez mais, com o nome "Janelas" e de cor "Grey", e aplicámo-la ao quadrado que delimita a janela da nossa viewport, de modo a que se tornasse cinzenta, tonalida essa que todas as janelas criadas deste momento em diante deveriam apresentar.


_ LAYER > (criar nova layer) > (nomear como "Janelas") > (escolher cor "Grey")


"LAYER"

31. Contudo, pra isolar as 5 secções efectuadas, foi necessário criar uma viewport para cada uma delas, pelo que recorremos ao comando "MVIEW" e depois seleccionando dois quaisquer pontos na folha no local que pretendermos, que serão os vértices da janela da nova viewport e que pertencem à diagonal da mesma, sendo que repetimos este processo, logicamente, 5 vezes.


_ MVIEW > (seleccionar dois quaisquer pontos da folha)


"MVIEW"

32. De seguida, seleccionámos uma delas, de modo a que esta tornasse 
visível apenas a layer que representava a secção pretendida ocultando, assim, todas as outras layers existentes nessa mesma viewport, sendo este processo efectuado pelo cogelamento dos elementos necessários, com a ajuda do rato, ao recorrer à opção "VP FREEZE";

Posteriormente, este processo foi aplicado inidivualmente a todas as viewports, ficando os cortes e as plantas isolados em cada uma das janelas que os traduzem.

_ LAYER > VP FREEZE > (congelar layers que não queremos visualizar)


"LAYER"

33. De novo, o comando "VPOINT" foi aplicado, só que desta vez p
ara colocar em vista as layers anteriormente referidas, temos nós agora optado pelo ponto de coordenadas "(0,0,1)" para as plantas de cota 2,5, 5 e 7,5 unidades e pelos pontos de coordenadas "(-1,0,0)" e "(0,-1,0)" para os cortes transversal e longitudinal, respectivamente.

_ (seleccionar layer Planta 2.5) > VPOINT > (0,0,1)
_ (seleccionar layer Planta 5) > VPOINT > (0,0,1)
_ (seleccionar layer Planta 7.5) > VPOINT > (0,0,1)
_ (seleccionar layer Corte T) > VPOINT > (-1,0,0)
_ (seleccionar layer Corte L) > VPOINT > (0,-1,0)

"VPOINT"

34. Foi, também, indispensável alterar a escala de visualização das viewports, de modo a que ficassem correctamente ajustadas às dimensões que foram aplicadas às janelas que lhes correspondem;


Para tal efeito, escolhemos uma viewport, recorremos ao comando "ZOOM" e utilizámos a escala pedida de 1:1000, ao seleccionar a opção "1000/100 XP", tendo feito o mesmo para as restantes viewports.

_ ZOOM  > 1000/100 XP


"ZOOM"

Sem comentários:

Enviar um comentário