Fase 02 _ Preenchimento/alinhamento dos polígonos
NOTA: O ponto central do quadrado faz parte do eixo que servirá como referência para a posição dos restantes polígonos, sendo que os centros de todos eles deverão ficar alinhados em relação ao referido elemento, pelo que a figura geométrica quadrangular não sofre qualquer movimento de translação.
1. Círculo
Selecção da layer de nome circunferência como layer de trabalho. Preenchimento da circunferência, pelo que esta se converte num círculo. Alinhamento do mesmo com o centro do quadrado.
_ layer (la): "círculo" > set current (alt+c)
_ region* (reg) > (seleccção círculo)
_ vscurrent*: 2d wireframe (2) > shaded (s)
*conversão de um objecto que envolve uma determinada área, deixando este de se representar apenas por uma linha que delimita a sua forma geométrica e passando a demonstrar uma região agora preenchida no seu interior; *definição do estilo visual apresentado na viewport em utilização
Movimento de translação do círculo, deixando o seu centro de ser a origem do referencial e passando a ser o ponto no qual se intersectam as diagonais do quadrado.
_ move (m) > 0,0/(center _ selecção círculo _ pto origem) > 0.5,0.5/(center _ selecção quadrado _ pto destino)
_ zoom (z) > extents (e)
2. Pentágono
Selecção da layer de nome pentágono como layer de trabalho. Preenchimento do pentágono.
_ layer (la): "pentágono" > set current (alt+c)
_ region (reg) > (selecção pentágono)
Translação do pentágono, deixando o seu centro geométrico de ser a origem do referencial e passando a ser o ponto no qual se intersectam as diagonais do quadrado. Criação de um círculo auxiliar para a concretização deste movimento, de modo a que seja possível encontrar o centro deste polígono, pois ambos serão coincidentes.
_ circle (c) > 3p > (three points _ selecção três vértices pentágono)
_ zoom (z) > extents (e)
_ move (m) > (selecção pentágono + center _ selecção círculo auxiliar _ pto origem) > (center _ selecção círculo _ pto destino)
_ zoom (z) > extents (e)
Anulação do círculo auxiliar.
_ erase (e) > (selecção círculo auxiliar)
_ zoom (z) > extents (e)
3. Rectângulo Áureo
Selecção da layer de nome rectângulo áureo como layer de trabalho. Preenchimento do rectângulo áureo. Translação do rectângulo, passando o seu centro geométrico a ser coincidente com o do círculo. Criação de um segmento de recta auxiliar para a concretização deste movimento, uma vez que seu o ponto médio situa-se no mesmo local que o ponto central deste polígono.
_ layer (la): "rectângulo áureo" > set current (alt+c)
_ region (reg) > (selecção rectângulo áureo)
_ line (l) > 0,0/(endpoint _ selecção vértice inferior esquerdo rectângulo áureo _ 1st pt) > (endpoint _ selecção vértice superior direito rectângulo áureo _ 2nd pt)
_ move (m) > (midpoint _ selecção segmento recta auxiliar + rectângulo áureo _ 1st pt) > (center _ selecção círculo _ 2nd pt)
4. Rectângulo R2
Selecção da layer de nome rectângulo r2 como layer de trabalho. Preenchimento do rectângulo r2. Translação do rectângulo, passando o seu centeo geométrico a ser coincidente com o do círculo. Recurso ao segmento de recta auxiliar utilizado para efectuar este movimento no polígono anterior, pela mesma razão, sendo para tal necessário adaptar os seus pontos de origem e destino aos dois vértices de uma das diagonais desta figura geométrica.
_ layer (la): "rectâgulo r2" > set current (alt+c) _ move (m) >
_ stretch > 0,0/(endpoit _ selecção vértice inferior esquerdo rectângulo r2 _ 1st pt) > (endpoint _ selecção vértice superior direito rectâgulo r2 _2nd pt)
_ region (reg) > (selecção rectângulo r2)
_ move (m) > (midpoint _ selecção segmento recta auxiliar + rectângulo r2 _ 1st pt) > (center _ selecção círculo _ 2nd pt)
_ erase (e) > (selecção segmento recta auxiliar)
5. Triângulo
Selecção da layer de nome triângulo como layer de trabalho. Preenchimento do triângulo. Translação do triângulo, passando o seu centro geométrico a ser coincidente com o do círculo. Criação de uma circunferência auxiliar no seu interior, tangente aos pontos médios das suas três faces, de modo a que seja possível encontrar o centro deste polígono, pois ambos serão coincidentes.
_ layer (la): "triângulo" > set current (alt+c)
_ region (reg) > (seleccção triângulo)
_ vscurrent: shaded (s) > 2d wireframe (2)
_ circle (c) > 3p > (three poits _ midpoint _ selecção pontos médios arestas triângulo)
_ move (m) > (center _ selecção círculo auxiliar + triângulo _ 1st pt) > (center _ selecção círculo _ 2nd pt)
_ erase (e) > (selecção circulo auxiliar)
6. Quadrado
Selecção da layer de nome quadrado como layer de trabalho. Preenchimento do quadrado.
_ layer (la): "quadrado" > set current (alt+c)
_ region (reg) > (seleccção quadrado)
_ vscurrent: 2d wireframe (2) > shaded (s)
NOTA: O ponto central do quadrado faz parte do eixo que servirá como referência para a posição dos restantes polígonos, sendo que os centros de todos eles deverão ficar alinhados em relação ao referido elemento, pelo que a figura geométrica quadrangular não sofre qualquer movimento de translação.
1. Círculo
Selecção da layer de nome circunferência como layer de trabalho. Preenchimento da circunferência, pelo que esta se converte num círculo. Alinhamento do mesmo com o centro do quadrado.
_ layer (la): "círculo" > set current (alt+c)
_ region* (reg) > (seleccção círculo)
_ vscurrent*: 2d wireframe (2) > shaded (s)
*conversão de um objecto que envolve uma determinada área, deixando este de se representar apenas por uma linha que delimita a sua forma geométrica e passando a demonstrar uma região agora preenchida no seu interior; *definição do estilo visual apresentado na viewport em utilização
![]() |
círculo _ layer, region, vscurrent |
Movimento de translação do círculo, deixando o seu centro de ser a origem do referencial e passando a ser o ponto no qual se intersectam as diagonais do quadrado.
_ move (m) > 0,0/(center _ selecção círculo _ pto origem) > 0.5,0.5/(center _ selecção quadrado _ pto destino)
_ zoom (z) > extents (e)
![]() |
círculo _ move, zoom |
2. Pentágono
Selecção da layer de nome pentágono como layer de trabalho. Preenchimento do pentágono.
_ layer (la): "pentágono" > set current (alt+c)
_ region (reg) > (selecção pentágono)
![]() |
pentágono _ layer, region |
Translação do pentágono, deixando o seu centro geométrico de ser a origem do referencial e passando a ser o ponto no qual se intersectam as diagonais do quadrado. Criação de um círculo auxiliar para a concretização deste movimento, de modo a que seja possível encontrar o centro deste polígono, pois ambos serão coincidentes.
_ circle (c) > 3p > (three points _ selecção três vértices pentágono)
_ zoom (z) > extents (e)
![]() |
círculo auxiliar _ circle, zoom |
_ move (m) > (selecção pentágono + center _ selecção círculo auxiliar _ pto origem) > (center _ selecção círculo _ pto destino)
_ zoom (z) > extents (e)
![]() |
pentágono _ move, zoom |
Anulação do círculo auxiliar.
_ erase (e) > (selecção círculo auxiliar)
_ zoom (z) > extents (e)
![]() |
circunferencia _ erase, zoom |
3. Rectângulo Áureo
Selecção da layer de nome rectângulo áureo como layer de trabalho. Preenchimento do rectângulo áureo. Translação do rectângulo, passando o seu centro geométrico a ser coincidente com o do círculo. Criação de um segmento de recta auxiliar para a concretização deste movimento, uma vez que seu o ponto médio situa-se no mesmo local que o ponto central deste polígono.
_ region (reg) > (selecção rectângulo áureo)
_ line (l) > 0,0/(endpoint _ selecção vértice inferior esquerdo rectângulo áureo _ 1st pt) > (endpoint _ selecção vértice superior direito rectângulo áureo _ 2nd pt)
![]() |
rectângulo áureo _ layer, region, line |
_ move (m) > (midpoint _ selecção segmento recta auxiliar + rectângulo áureo _ 1st pt) > (center _ selecção círculo _ 2nd pt)
![]() |
rectangulo áureo _ move |
4. Rectângulo R2
Selecção da layer de nome rectângulo r2 como layer de trabalho. Preenchimento do rectângulo r2. Translação do rectângulo, passando o seu centeo geométrico a ser coincidente com o do círculo. Recurso ao segmento de recta auxiliar utilizado para efectuar este movimento no polígono anterior, pela mesma razão, sendo para tal necessário adaptar os seus pontos de origem e destino aos dois vértices de uma das diagonais desta figura geométrica.
_ layer (la): "rectâgulo r2" > set current (alt+c) _ move (m) >
_ stretch > 0,0/(endpoit _ selecção vértice inferior esquerdo rectângulo r2 _ 1st pt) > (endpoint _ selecção vértice superior direito rectâgulo r2 _2nd pt)
_ region (reg) > (selecção rectângulo r2)
![]() |
rectãngulo r2 _ layer,stretch, region |
_ move (m) > (midpoint _ selecção segmento recta auxiliar + rectângulo r2 _ 1st pt) > (center _ selecção círculo _ 2nd pt)
_ erase (e) > (selecção segmento recta auxiliar)
![]() |
rectângulo r2 _ move, erase |
5. Triângulo
Selecção da layer de nome triângulo como layer de trabalho. Preenchimento do triângulo. Translação do triângulo, passando o seu centro geométrico a ser coincidente com o do círculo. Criação de uma circunferência auxiliar no seu interior, tangente aos pontos médios das suas três faces, de modo a que seja possível encontrar o centro deste polígono, pois ambos serão coincidentes.
NOTA: Podia também recorrer-se à criação de uma circunferência auxiliar exterior ao círculo, que passasse pelos seus três vértices.
_ region (reg) > (seleccção triângulo)
_ vscurrent: shaded (s) > 2d wireframe (2)
_ circle (c) > 3p > (three poits _ midpoint _ selecção pontos médios arestas triângulo)
![]() |
triângulo _ layer, region, vscurrent, circle |
_ move (m) > (center _ selecção círculo auxiliar + triângulo _ 1st pt) > (center _ selecção círculo _ 2nd pt)
_ erase (e) > (selecção circulo auxiliar)
![]() |
triângulo _ move, erase |
6. Quadrado
Selecção da layer de nome quadrado como layer de trabalho. Preenchimento do quadrado.
_ layer (la): "quadrado" > set current (alt+c)
_ region (reg) > (seleccção quadrado)
_ vscurrent: 2d wireframe (2) > shaded (s)
![]() |
polígonos _ vscurrent |
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