14. A malha elaborada na aula anterior foi novamente utilizada como elemento auxiliar para a construção de algumas das restantes esferas;
Como já sabemos, o resultado da soma dos números de faces opostas de um dado é sempre 7, pelo que a sua localização foi alterada passando, assim, da base para o topo do dado, para que se gerasse a face que apresenta 6 pintas;
Como já sabemos, o resultado da soma dos números de faces opostas de um dado é sempre 7, pelo que a sua localização foi alterada passando, assim, da base para o topo do dado, para que se gerasse a face que apresenta 6 pintas;
Para tal recorremos ao comando "MOVE", seleccionámos as 10 rectas, 5 horizontais e 5 verticais, que constituem a malha auxiliar e escolhemos dois vértices do dado, um deles pertencente à base do dado e outro que se situa imediatamente acima de si, ou seja, aqueles que apresentam valores idênticos tanto para as abcissas, como para as ordenadas e que diferem apenas no valor das cotas actuando, portanto, como um vector de translação que indica o novo posicionamento exacto do objecto deslocado.
_ MOVE > (seleccionar as rectas necessárias) > (indicar os dos pontos escolhidos)
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"MOVE" |
15. Recorreu-se novamente ao comando "SPHERE" que foi utilizado, da mesma forma, outras 6 vezes, de modo a criar as 6 esferas existentes no topo do dado.
_ SPHERE > 1 > (seleccionar os ponto em que se situam)
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"SPHERE" |
16. Resta-nos agora representar as faces laterais do dado e, para que isso seja possível, movimentou-se uma última vez a malha, que nos vai auxiliar a colocar as esferas da face numerada com o algarismo 5;
Uma vez que este novo plano em que se deveria encontrar era vertical, não seria paralelo a nenhum dos outros dois planos horizontais onde esteve antes situado, daí termos agora utilizado o comando "ALIGN", que vai alinhar as linhas infinitas localizadas numa face, numa outra, sem alterar a sua escala;
De seguida, seleccionamos 3 pontos de origem com coordenadas "(10,0,10)", "(10,10,10)" e "(0,0,10)" e seus os respectivos 3 pontos de origem com coordenadas "(10,0,10)", "(10,10,10)" e "(10,10,0)".
Uma vez que este novo plano em que se deveria encontrar era vertical, não seria paralelo a nenhum dos outros dois planos horizontais onde esteve antes situado, daí termos agora utilizado o comando "ALIGN", que vai alinhar as linhas infinitas localizadas numa face, numa outra, sem alterar a sua escala;
De seguida, seleccionamos 3 pontos de origem com coordenadas "(10,0,10)", "(10,10,10)" e "(0,0,10)" e seus os respectivos 3 pontos de origem com coordenadas "(10,0,10)", "(10,10,10)" e "(10,10,0)".
_ ALIGN > (10,0,10) > (10,0,10) + (10,10,10) > (10,10,10) + (0,0,10) > (10,10,0)
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"ALIGN" |
17. O comando "SPHERE" foi repetidamente utilizado, mais uma vez da mesma forma, outras 5 vezes, de modo a criar as 5 esferas existentes na face em que estamos a trabalhar
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"SPHERE" |
18. Devido à simetreia patente no dado, a malha auxiliar já não será mais necessária, pelo que recorremos ao comando "ERASE" e seleccionamos todas as rectas que a constituem, de modo a que seja permanentemente eliminada do ambiente de trabalho.
_ ERASE > (seleccionar as 10 rectas constituintes da malha)
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"ERASE" |
19. Mais tarde, criámos a face que contem 2 esferas, através do comando "COPY", pelo que seleccionámos duas esferas da face número 5, a que estava situada no canto superior esquerdo e a que se encontrava no canto inferior direito, como os dois elementos a ser copiados;
Depois, escolheu-se um dos vértices da base do dado como ponto de origem e outro desta mesma face como ponto de destino, ambos com a mesma cota e ordenada, diferindo apenas na abcissca, de modo que o movimento de translação destes dois objectos fosse feito para a face oposta.
_ COPY > (seleccionar elementos) > (escolher ponto de origem) + (escolher ponto de destino)
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"COPY" |
20. Tornou-se a utilizar o comando "COPY" com o intuito de copiar todas as esferas localizadas na quinta face, à excepção da central, de modo a originar 4 esferas para a face correspondente a esse número;
Desta vez os pontos de origem e de destino, que tiveram que ser seleccionados de imediato, foram coincidentes, pois apenas com o comando "ROTATE" é que conseguiríamos efectuar um movimento de rotação que conseguisse colocar os elementos há pouco copiados na face que lhes é destinada;
Seleccionou-se, depois, o vértice da base do dado situado mais à esquerda como o ponto segundo o qual seria gerado um ângulo de "90" graus, também agora introduzido e necessariamente optado, movimento este que conseguia a movimentação pretendida.
_ ROTATE > (seleccionar vértice inferior mais à esquerda) > 90
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"COPY" > "ROTATE" |
21. Resta-nos apenas a construção da face número 3, tendo esta sido feita recorrendo exactamente aos mesmos comandos que foram utilizados no passo anterior, "COPY" e "ROTATE";
As diferenças entre ambos são o facto de as esferas agora seleccionadas poderem ser quaisquer umas 3 seleccionadas da face número 5 que formem uma diagonal, o ponto agora seleccionado ter que ser o vértice inferior do dado situado mais à direita e o ângulo agora gerado ser de "-90"graus obrigatoriamente.
_ COPY > (seleccionar elementos) > (escolher ponto de origem) + (escolher ponto de destino)
_ ROTATE > (seleccionar vértice inferior mais à direita) > -90
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"COPY" > "ROTATE" |
22. Mais uma vez, o comando "3DORBIT" foi necessário;
Posteriormente utilizámos o comando "UNION", sendo que este serviu para agregar todas as 21 esferas agora existentes no nosso dado, ou seja, a partir deste momento, sempre que escolhermos uma qualquer esfera, serão automaticamente seleccionadas todas aquelas que fizerem parte do ambiente de trabalho actual, pelo que passaram a funcionar como uma só unidade.
_ 3DORBIT _ UNION > (seleccionar todas as esferas)
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"3DORBIT" > "UNION" |
23. Para dar por terminada a construção do dado foi necessário transformar as esferas criadas nas faces do cubo em pintas, tendo sido utilizado o comando "SUBTRACT" e seleccionado primeiro o cubo e em segundo lugar as esferas, de modo a que todos os elementos que existissem para além dos seus limites fossem eliminado do projecto;
Como consequência, metade de todas as esferas foi apagada, tendo apenas restado a metade que se situava no interior do cubo, originando pequenas concavidades características deste objecto.
Como consequência, metade de todas as esferas foi apagada, tendo apenas restado a metade que se situava no interior do cubo, originando pequenas concavidades características deste objecto.
_ SUBTRACT > (seleccionar o cubo) > (seleccionar as esferas)
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"SUBTRACT" |
24. O comando "SHADEMODE" foi repetido e, mais uma vez, apenas temporiamente, apesar de termos agora seleccionado a opção "SHADED", para que pudessemos, finalmente, ter uma melhor compreensão da volumetria do cubo, pois ficaram visíveis os seus vértices, as suas arestas e os sombreamentos resultantes, uma vez que o objecto adquiriu opacidade total;
Terminou-se este passo com o comando "UNDO".
_ SHADEMODE > SHADED _ UNDO
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"SHADEMODE" > "UNDO" |
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"UNDO" |
25. Podemos dar, então agora, início áquele que pode ser considerado como o objectivo principal do exercício, o qual se baseou na criação de três plantas, às diferentes cotas de 2,5, 5 e 7,5 unidades, e dois cortes, um transversal e outro longitudinal;
Para o efeito pretendido, foram efectuadas várias secções no dado previamente gerado e, para que pudessem ser facilmente distinguíveis entre si, recorremos ao comando "LAYER", através do qual foi possível, entre muitas outras funcionalidades, associar um nome e uma cor específicos a cada uma das linhas que as delimitam, para fins da sua posterior plotagem;
A cada secção foi associada uma layer, sendo que os cortes transversal e longitudinal e as plantas de cotas 2,5, 5 e 7,5 unidades foram nomeados como "Corte L", "Corte T", "Planta 2.5", "Planta 5" e "Planta 7.5", respectivamente, e as cores "Blue", "Cyan", "Red", "Yellow" e "Green" foram-lhes conferidas, também pela referida ordem.
_ LAYER > (nomear como "Corte L") > (escolher cor "Blue")
Para o efeito pretendido, foram efectuadas várias secções no dado previamente gerado e, para que pudessem ser facilmente distinguíveis entre si, recorremos ao comando "LAYER", através do qual foi possível, entre muitas outras funcionalidades, associar um nome e uma cor específicos a cada uma das linhas que as delimitam, para fins da sua posterior plotagem;
A cada secção foi associada uma layer, sendo que os cortes transversal e longitudinal e as plantas de cotas 2,5, 5 e 7,5 unidades foram nomeados como "Corte L", "Corte T", "Planta 2.5", "Planta 5" e "Planta 7.5", respectivamente, e as cores "Blue", "Cyan", "Red", "Yellow" e "Green" foram-lhes conferidas, também pela referida ordem.
_ LAYER > (nomear como "Corte L") > (escolher cor "Blue")
_ LAYER > (nomear como "Corte T") > (escolher cor "Cyan")
_ LAYER > (nomear como "Planta 2.5") > (escolher cor "Red")
_ LAYER > (nomear como "Planta 5") > (escolher cor "Yellow")
_ LAYER > (nomear como "Planta 7.5") > (escolher cor "Green")
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"LAYER" |
26. Posto isto, recorremos o comando "SECTION", o qual realiza uma intersecção entre um plano pretendido e o objecto criado, gerando uma determinada região que representa os cortes e planos desejados e, de seguida, seleccionámos o cubo:
- Para efectuar as plantas de cotas 2,5, 5 e 7,5 unidades escolhemos a opção "XY" para que os futuros planos ficassem paralelos a esse mesmo eixo coordenado e seleccionámos, conforme a planta trabalhada, os pontos de coordenadas (0,0,2.5), (0,0,5) e (0,0,7.5);
_ SECTION > (seleccionar cubo) > XY > (0,0,2.5)
_ SECTION > (seleccionar cubo) > XY > (0,0,5)
_ SECTION > (seleccionar cubo) > XY > (0,0,7.5)
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"SECTION" |
- Contudo, para executar os cortes transversal e longitudinal elegemos as opções "ZX" e "XY", consoante o corte em questão, de modo a que também ficassem ortogonais a esse mesmo eixo coordenado, a opção "MID, pois este deveria ser efectuado segundo o ponto central do cubo e, por fim, escolhemos uma das quatro arestas paralelas aos eixos coordenados Ox e Oy, pela referida ordem.
_ SECTION > (seleccionar cubo) > ZX > MID > (seleccionar recta paralela ao eixo coordenado Oy)
_ SECTION > (seleccionar cubo) > OX > MID > (seleccionar recta paralela ao eixo coordenado Ox)
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"SECTION" |
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