Nesta aula foram-nos dadas as primeiras noções para a execução do pormenor construtivo no Model Space, onde o objecto será representado à escala real.
Entrega 13.12.2013:
_ Ficheiro em formato .dwg
_ Ficheiro em formato .jpeg
_ Macro em formato .lsp
_ Ficheiro de impressão virtual em formato .pdf
O objectivo do exercício é criar vários layers para a elaboração da peça. Para cada peça desenhada serão criadas cinco famílias de layers:
_ Linhas visíveis/invisíveis
_ Linhas de corte
_ Padrões
_ Texto/Legendas
_ Cotas
Começámos por abrir um novo ficheiro no AutoCad onde criámos dois layers:
_ "auxiliar 1" - cor vermelha
_ "imagem 1" - cor branca, layer de trabalho

Para carregar a imagem do pormenor.Jpeg no Autocad:
_ imageattach

Desligar as opções:
_ Insertion Point: Specify on-screen
_ Scale: Specify on-screen.

_ zoom (z) > extents (e)

UNITS - menu ''Drawing Units'' - alterações a fazer:
1) Precision: 0.000
2) Units to scale inserted content: Meters.

Para colocar a folha à escala real teremos de utilizar como referência métrica de partida a unidade de medida utilizada no desenho do pormenor: ''pés''.
Para ser possível a conversão de ''pés'' para ''metros'' teremos de importar um ficheiro do AUTOLISP:
APPLOAD: carregar o ficheio ''cv''(que permite fazer essa conversão.)
Tornámos o layer ''auxiliar1'' layer de trabalho.

Começámos por desenhar 3 XLINE sobre as cotagens do pormenor. No meu caso, representei duas XLINE horizontais e uma XLINE vertical:
_ xline > vertical (v) > (colocação da xline sobre uma das linhas que contém as cotagens)
XLINE - ENTER - H(horizontal) - ENTER - colocar as xlines horizontal sobre uma das linhas que contém as cotagens, mais propriamente nas suas linhas de chamada.

Para converter as medidas que nos são dadas em pés e polegadas no pormenor construtivo teremos de fazer o APPLOAD, no AutoCad, de uma macro criada pelo professor(''cv'') que permitirá a conversão das medidas para metros.
Carregar o ficheiro ''cv'' para o AutoCad:
_ appload > center

Utilizar a macro transferida para o programa:
_ (cv 3 6) - cujo resultado é 1.65

_ offset > 1.065 (medida obtida pelo (cv 3 6)) > (selecção da xline horizontal inferior) > (mover o cursor para cima e clicar, criando desse modo uma nova linha)

Após criada essa linha, verificamos que a folha está no desenho a uma escala completamente diferente do que deveria estar na realidade real.
Para colocar a folha à escala:
_ scale > (selecção da esquadria da folha do pormenor) > r (reference) > (clicar no segmento resultante das xlines criadas - distância entre elas) > (adaptação desse segmento para a distância entre a xline e a sua cópia)
Para verificar se o pormenor está à escala:
_ dist > (selecção dos pontos resultantes da intersecção da Xline vertical com as Xlines horizontais e verificar se a distância entre os pontos cotados por 3' 6'' é realmente 1.065.)

Uma vez que já temos a folha à escala real, podemos através de processos auxiliares descobrir o factor de escala de outras representações utilizando referências gráficas e medidas que não estejam cotadas no desenho original.
Paralelamente à construção do pormenor fizemos um pequeno exercício a fim de melhor compreendermos e aperfeiçoarmos o trabalho com comando SCALE.
_ circle (c) > 0,0 > 1
_ line > qua > (selecção do ponto 1 da circunferência) > qua > (selecção do ponto 2 da circunferência) > qua > (selecção do ponto 3 da circunferência) > qua > (selecção do ponto 4 da circunferência) > qua > (selecção do ponto 1 da circunferência)
Criação de uma XLINE horizontal e outra vertical a passar pela origem da circunferência (ponto 0,0):
_ xline > vertical (v) > 0,0
_ xline > (horizontal (h) > 0,0
Criação de uma nova circunferência de raio 2.
_ circle (c) > (0,0) > 2
_ scale > (selecção de todos os lados do quadrado) > (selecção da origem) > (selecção do ponto 1 - indicado anteriormente)