Considerou-se que a totalidade das fichas individuais virtuais dos alunos já tinha sido correctamente finalizada e colocada no devido servidor, pelo que prosseguimos com a consulta do site do docente, de forma mais específica no separador que diz respeito à nossa turma.
http://home.fa.utl.pt/~lromao/2013_14/turma_aa_20132014_srda.html
De seguida, retomou-se a representação em AutoCad. Novas noções sobre os diferentes ambientes de trabalho neste software foram abordadas:
Exercício 02 | Dado _ Modelação Tridimensional
Demos, então, início à construção de um cubo ao qual conferimos, posteriormente, características que lhe conferissem a aparência de um dado de seis faces, sendo que esse deveria ser o elemento resultante no final do trabalho.
Assim sendo, o objectivo fundamental da sua execução seria uma melhor percepção do modo de funcionamento da área de impressão do software em prática. Para que tal fosse possível, servimo-nos do ModelSpace para efectuar a construção do objecto e depois do Layout para a realização de três plantas, a diferentes cotas, e dois cortes, um transversal e outro longitudinal.
Parte 01 _ ModelSpace
_ 3DORBIT
3. Uma vez que o nosso ambiente de trabalho estava agora definido, demos início à construção do cubo, chamando o comando "BOX", que cria um qualquer cubo ou paralelepípedo, com as dimensões escolhidas e no local pretendido;
Seleccionámos o ponto de coordenadas "(0,0,0)" como o inicial e o ponto de coordenadas "(10,10,10)" como a extremidade da sua diagonal espacial, dado que o cubo tem 10 unidades de aresta e um dos seus vértices está situado na origem do referencial.
_ BOX > (0,0,0) > (10,10,10)
4. Deste modo não conseguimos ter uma visão clara do objecto, daí ser imprescindível aumentar o tamanho aparente do objecto no corrente desenho, sendo que tal processo pode ser utilizado aquando da necessidade de redução do mesmo;
Usámos, então, o comando "ZOOM" e seleccionámos a opção "EXTENTS", segundo a qual o modelo tridimensional fica compreendido entre as partes superior e inferior da janela de visualização de que dispomos e se torna, portanto, totalmente visível e centrado.
_ ZOOM > EXTENTS
5. Para uma melhor percepção da sua tridimensionalidade, activámos o "SHADEMODE", apenas temporariamente, uma vez que este comando controla a exibição das arestas e dos sombreamentos do cubo, nunca alterarando as suas propriedades;
Desta forma, a opção escolhida "X-RAY" exibiu o cubo de forma mais compacta, mas apresentando uma transparência parcial em todas as suas faces;
O comando "UNDO" utilizado posteriormente serviu para regenar o desenho e, consequentemente, desfazer e anular a operação anterior.
_ SHADE MODE > X-RAY > UNDO
6. Mais uma vez, o comando "3DORBIT" foi aplicado.
_ 3DORBIT
7. Criado o cubo, resta-nos agora conceder-lhe as características que o definem fisicamente como um dado, mais especificamente as faces numeradas de um a seis, através do número de pintas existentes em cada uma das suas faces;
Assim sendo, criámos uma malha auxiliar que nos permitirá a colocação de esferas nos pontos resultantes da intersecção das rectas que a constituem e que, no final, representarão as mencionadas pintas;
Foi, então, utilizado o comando "XLINE" para criar duas linhas infinitas, uma vertical e outra horizontal, que intersectam a origem do referencial e, portanto, coincidem cada uma delas com uma das quatro arestas da base do cubo;
A seguir, seleccionam-se as opções "HORIZONTAL" e "VERTICAL", respectivamente, e depois o ponto de coordenadas "(0,0)".
_ XLINE > HORIZONTAL > (0,0) + XLINE > VERTICAL > (0,0)
8. Ao copiar, sucessivamente e de 2,5 em 2,5 unidades, sendo esta a medida pedida, as duas rectas geradas obtemos, portanto, a malha pretendida;
Para o efeito, utilizámos o comando "OFFSET", escolhemos a opção "2.5" e seleccionámos as rectas e deslocámo-las ao longo da base, fazendo o mesmo processo para as linhas infinitas de ambos os sentidos vertical e horizontal.
_ OFFSET > 2.5 > (seleccionar as rectas e deslocá-las ao longo da base)
9. Para podermos selecionar, de forma correcta e precisa, os pontos de que necessitamos pertencentes à malha produzida, abrimos o comando "OSNAP", que é a janela de configuração das ferramentas que nos ajudam a encontrar pontos exactos de um determinado objecto;
Seleccionam-se as opções recomendadas "ENDPOINT", "MIDPOINT", "NODE", "QUADRANT", "INSERTION" e "PERPENDICULAR".
_ OSNAP > ENDPOINT + MIDPOINT + NODE + QUADRANT + INSERTION + PERPENDICULAR
10. O comando "PLAN" e a consequente escolha da opção "CURRENT UCS", exibiram uma vista ortogonal do plano xy do sistema de coordenadas e no qual as extensões do desenho se ajustaram ao plano visível neste preciso momento.
_ PLAN > CURRENT UCS
11. Deste modo, elaborámos facilmente a face que continha apenas uma esfera, ao chamar o comando "SPHERE", escolher a opção "1", que indica o raio optado de 1 unidade e, por fim, seleccionar o ponto em que a mesma se situa, sendo ele exactamente o centro da base.
_ SPHERE > 1 > (seleccionar o ponto em que se situa)
12. Voltámos a recorrer ao comando "VPOINT" e a seleccionar o ponto de coordenadas indicado "(1,-1,1)".
_ VPOINT > (1,-1,1)
13. O comando "3DORBIT" foi utilizado novamente.
_ 3DORBIT
De seguida, retomou-se a representação em AutoCad. Novas noções sobre os diferentes ambientes de trabalho neste software foram abordadas:
- ModelSpace _ Esta tela é basicamente uma representação do espaço a três dimensões (3D) e é normalmente utilizada para efectuar o trabalho propriamente dito, quer seja para fazer simples desenhos, quer para realizar projectos mais elaborados;
- PaperSpace _ De seguida, o trabalho é geralmente transferido para esta tela, que representa o espaço a duas dimensões (2D), onde podem ser criados diversos cortes, plantas e alçados, visando já uma possível aplicação da mesma para uma impressão, caso seja necessário.
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"ModelSpace" |
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"Layout" |
Exercício 02 | Dado _ Modelação Tridimensional
Demos, então, início à construção de um cubo ao qual conferimos, posteriormente, características que lhe conferissem a aparência de um dado de seis faces, sendo que esse deveria ser o elemento resultante no final do trabalho.
Assim sendo, o objectivo fundamental da sua execução seria uma melhor percepção do modo de funcionamento da área de impressão do software em prática. Para que tal fosse possível, servimo-nos do ModelSpace para efectuar a construção do objecto e depois do Layout para a realização de três plantas, a diferentes cotas, e dois cortes, um transversal e outro longitudinal.
Parte 01 _ ModelSpace
1. O primeiro passo consiste em definir o ponto de visão mais adequado para a visualização a três dimensões do objecto a desenhar, pelo que utilizámos o comando "VPOINT" e inserimos as coordenadas do ponto "(1,-1,1)", pois foram-nos indicadas como as mais adequadas por agora;
Contudo, podiamos também ter utilizado o comando "VP", preenchendo os dois espaços para tal efeito com os números "310" e "32", que correspondem aos valores de "X" e "XY", respectivamente.
_ VPOINT > (1,-1,1) / VP > X = 310º + XY = 32º
2. Para uma visão interactiva do objecto, também a três dimensões, servimo-nos do comando "3DORBIT", que funciona unicamente pela movimentação, que for mais apropriada, do rato.Contudo, podiamos também ter utilizado o comando "VP", preenchendo os dois espaços para tal efeito com os números "310" e "32", que correspondem aos valores de "X" e "XY", respectivamente.
_ VPOINT > (1,-1,1) / VP > X = 310º + XY = 32º
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"VPOINT" |
_ 3DORBIT
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"3DORBIT" |
3. Uma vez que o nosso ambiente de trabalho estava agora definido, demos início à construção do cubo, chamando o comando "BOX", que cria um qualquer cubo ou paralelepípedo, com as dimensões escolhidas e no local pretendido;
Seleccionámos o ponto de coordenadas "(0,0,0)" como o inicial e o ponto de coordenadas "(10,10,10)" como a extremidade da sua diagonal espacial, dado que o cubo tem 10 unidades de aresta e um dos seus vértices está situado na origem do referencial.
_ BOX > (0,0,0) > (10,10,10)
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"BOX" |
4. Deste modo não conseguimos ter uma visão clara do objecto, daí ser imprescindível aumentar o tamanho aparente do objecto no corrente desenho, sendo que tal processo pode ser utilizado aquando da necessidade de redução do mesmo;
Usámos, então, o comando "ZOOM" e seleccionámos a opção "EXTENTS", segundo a qual o modelo tridimensional fica compreendido entre as partes superior e inferior da janela de visualização de que dispomos e se torna, portanto, totalmente visível e centrado.
_ ZOOM > EXTENTS
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"ZOOM" |
5. Para uma melhor percepção da sua tridimensionalidade, activámos o "SHADEMODE", apenas temporariamente, uma vez que este comando controla a exibição das arestas e dos sombreamentos do cubo, nunca alterarando as suas propriedades;
Desta forma, a opção escolhida "X-RAY" exibiu o cubo de forma mais compacta, mas apresentando uma transparência parcial em todas as suas faces;
O comando "UNDO" utilizado posteriormente serviu para regenar o desenho e, consequentemente, desfazer e anular a operação anterior.
_ SHADE MODE > X-RAY > UNDO
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"SHADEMODE" |
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"UNDO" |
6. Mais uma vez, o comando "3DORBIT" foi aplicado.
_ 3DORBIT
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"3DORBIT" |
7. Criado o cubo, resta-nos agora conceder-lhe as características que o definem fisicamente como um dado, mais especificamente as faces numeradas de um a seis, através do número de pintas existentes em cada uma das suas faces;
Assim sendo, criámos uma malha auxiliar que nos permitirá a colocação de esferas nos pontos resultantes da intersecção das rectas que a constituem e que, no final, representarão as mencionadas pintas;
Foi, então, utilizado o comando "XLINE" para criar duas linhas infinitas, uma vertical e outra horizontal, que intersectam a origem do referencial e, portanto, coincidem cada uma delas com uma das quatro arestas da base do cubo;
A seguir, seleccionam-se as opções "HORIZONTAL" e "VERTICAL", respectivamente, e depois o ponto de coordenadas "(0,0)".
_ XLINE > HORIZONTAL > (0,0) + XLINE > VERTICAL > (0,0)
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"XLINE" |
8. Ao copiar, sucessivamente e de 2,5 em 2,5 unidades, sendo esta a medida pedida, as duas rectas geradas obtemos, portanto, a malha pretendida;
Para o efeito, utilizámos o comando "OFFSET", escolhemos a opção "2.5" e seleccionámos as rectas e deslocámo-las ao longo da base, fazendo o mesmo processo para as linhas infinitas de ambos os sentidos vertical e horizontal.
_ OFFSET > 2.5 > (seleccionar as rectas e deslocá-las ao longo da base)
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"OFFSET" |
9. Para podermos selecionar, de forma correcta e precisa, os pontos de que necessitamos pertencentes à malha produzida, abrimos o comando "OSNAP", que é a janela de configuração das ferramentas que nos ajudam a encontrar pontos exactos de um determinado objecto;
Seleccionam-se as opções recomendadas "ENDPOINT", "MIDPOINT", "NODE", "QUADRANT", "INSERTION" e "PERPENDICULAR".
_ OSNAP > ENDPOINT + MIDPOINT + NODE + QUADRANT + INSERTION + PERPENDICULAR
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"OSNAP" |
10. O comando "PLAN" e a consequente escolha da opção "CURRENT UCS", exibiram uma vista ortogonal do plano xy do sistema de coordenadas e no qual as extensões do desenho se ajustaram ao plano visível neste preciso momento.
_ PLAN > CURRENT UCS
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"PLAN" |
11. Deste modo, elaborámos facilmente a face que continha apenas uma esfera, ao chamar o comando "SPHERE", escolher a opção "1", que indica o raio optado de 1 unidade e, por fim, seleccionar o ponto em que a mesma se situa, sendo ele exactamente o centro da base.
_ SPHERE > 1 > (seleccionar o ponto em que se situa)
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"SPHERE" |
12. Voltámos a recorrer ao comando "VPOINT" e a seleccionar o ponto de coordenadas indicado "(1,-1,1)".
_ VPOINT > (1,-1,1)
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"VPOINT" |
13. O comando "3DORBIT" foi utilizado novamente.
_ 3DORBIT
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"3DORBIT" |
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