sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Aula 18 | 15.11.13

Execução de um exercício a fim de converter polegadas para metros, no  pormenor construtivo, em expressões como 3 + 9/16. Começámos por criar um novo ficheiro no NotePad++ a fim de elaborar um comando com as seguintes direcções. 



As variáveis tomam os seguintes valores: a=3, b=9, c=16. Armazenamento do ficheiro intitulado como cv2 e em formato .lsp.



Em AutoCad:

_ appload > (carregar ficheiro "cv2.lsp")



_ (cv2 3 9 16), cujo resultado é 0.075 metros



Este comando será utilizado para descobrir a partir da escala do desenho e de uma medida retirada do mesmo, o objecto à escala real. Após o esclarecimento de dúvidas relativas ao pormenor e à escala iniciámos um novo exercício. Criação de um cubo hiperbólico cujas características são:

_ 8 vértices
_ 6 faces com os mesmo ângulos, que são hiperbolóides
_ 12 arestas, que são hipérboles

_ box > (0,0) > (100,100)



Facilitação da execução do edifício.

_ vpoint > (0,0) > (1,-1,2)



_ shademode > sketchy



Retorno ao modo de visualização anterior.

_ shademode > 2dwireframe



Criação de uma layer intitulada como ''rectângulo'', de cor vermelha e sua utilização como layer de trabalho.



_ osnap > (selecção das seguintes opções)



_ line > (selecção dos pontos pela ordem apresentada)



_ line > (criação de uma recta resultante da união dos pontos médios de duas arestas)



_ line > (criação de uma linha resultante da união dos pontos médios das diagonais de duas faces)



Gestão do sistema de coordenadas.

_ ucs > 3p > (selecção dos pontos pela ordem apresentada)



Congelação da layer do cubo e da layer 0, de modo a serem visíveis apenas as linhas vermelhas.



_ plan



As várias entidades representadas em plans correspondem a:

a) assímptota
b) assímptota
c) centro da hipérbole
d) eixo vertical
e) eixo transversal

_ offset > 15 > (seleção do eixo vertical movendo o cursor para a esquerda)



_ point > (selecção do ponto resultante da intersecção dos eixos vertical e transversal)



Regeneração do modelo para que o ponto seja visível.

_ pmode > 35



Eliminação da recta vertical auxiliar que originou o referido ponto.

_ erase (e) > (selecção da recta)




Criação de uma novo layer intitulada como ''pontos da hipérbole'' e sua utilização como layer de trabalho.



Desenho de uma circunferência cujo raio vai desde o ponto CH (centro da hipérbole) até ao ponto criado.

_ circle (c)




Cópia do eixo vertical para a intersecção da circunferência auxiliar com as assimptotas a).

_ copy > (selecção da recta vertical) > (arrastar a mesma para os locais pretendidos)



Selecção da layer "pontos da hipérbole".

_ point > (selecção do ponto resultante da intersecção do ETC com a recta vertical copiada)



Eliminação das entidades auxiliares: circunferência e a recta vertical.

_ erase (e)



Criação de dois pontos também no lado direito.

_ mirror > (selecção dos dois pontos) > (selecção dos dois pontos do EV)



_ offset > 20 > (selecção da recta vertical) > (deslocamento do rato para a esquerda, criando uma recta) > (clique em um outro ponto mais à esquerda, criando outra recta) > (clique de outro ponto ainda mais à esquerda da última recta gerada, criando ainda outra)



_ extend > (selecção da última recta vertical da esquerda) > (selecção ET)



Criação de evidências das intersecções das três rectas criadas com ET.

_ point > (selecção dos três pontos resultantes da intersecção das três rectas verticais com ET)



Atribuição de números aos pontos, para uma mais fácil explicação.



_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = 3)



_ circle (c) > (selecção do centro da circunferência = ponto 2)


Eliminação do primeiro círculo auxiliar.

_ erase (e) > (selecção do círculo)



_ circle (c) > (centro = ponto 1; radio = ponto 3)



_ circle > (centro = ponto 2; raio = anterior)



Eliminação do círculo feito antes deste último.

_ erase (e) > (selecção da circunferência referida)



Marcação dos dois primeiros pontos da hipérbole, resultantes da intersecção das duas circunferências.

_ point




Eliminação das circunferências auxiliares.

_ erase (e) > (selecção das circunferências auxiliares)



Repetição do mesmo processo para as restantes rectas verticais, de modo a definir os seis prontos pretendidos. Criação da segunda recta vertical.

_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = ponto 4)




Criação de um círculo, com centro no ponto 2 e raio igual ao anterior.

_ circle (c) > (selecção do ponto 2)




Apagar o círculo auxiliar anterior a este.

_ erase (e) > (selecção da circunferência referida)




_ circle (centro = ponto 1; raio = ponto 4)



Criação de uma circunferência, cujo centro é o ponto 2 e com o mesmo raio que a circunferência anterior.

_ circle (c) > (centro = ponto 2)



Eliminação do círculo intermédio.

_ erase (e) > (selecção do círculo referido)




Marcação dos pontos resultantes da intersecção dos dois círculos.

_ point



Eliminação dos dois círculos auxiliares.

_ erase (e) > (selecção das circunferências referidas)




Criação da terceira recta vertical.

_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = ponto 5)



Criação de uma nova circunferência com centro 2 e com o mesmo raio da anterior.

_ circle (c) > (centro = ponto 2)



Eliminação da circunferência criada anterior a esta.

_ erase (e) > (selecção da referida circunferência)




_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = ponto 5)



Criação de outra circunferência cujo centro é o ponto 2 e o raio é igual ao da circunferência anterior.

_ circle (c) > (selecção do ponto 2)



Eliminação do círculo auxiliar criado antes deste último.

_ erase (e) > (selecção da circunferência referida)



Definição dos pontos resultantes da intersecção das duas circunferências.

_ point



Eliminação dos os círculos auxiliares.

_ erase (e) > (selecção dos círculos auxiliares)



Criação de uma layer intitulada como curva e sua definição como layer de trabalho.

_ layer (la)



_ spline > fit > (selecção dos pontos pela ordem demonstrada)




Prolongamento da linha azul.

_ offset > 1 > (selecção da primeira recta vertical + arrasto da mesma para a direita)



Exploração de um novo comando, fillet, que arredonda e fileta arestas de objectos.

_ fillet > radius (r) > 0 > (selecção: linha azul + linha resultante do offset)



Criação de uma novo layer intitulada como perfil e sua definição como layer de trabalho.

_ layer (la)



Criação uma entidade singular, que será a origem da hipérbole.

_ boundary > (alteração da opção ''polyline'' para ''region'')



Selecção de um ponto no interior da metade superior da curva da hipérbole.



Congelação de todos os layers, à excepção das layers cubo 0 e perfil.

_ layer (la)



Alteração da posição do referencial cartesiano.

_ ucs > w



Alteração da perspectiva de visualização do objecto.

_ vpoint > (1,-1,2)



_ revolve > (selecção da entidade roxa) > (selecção dos pontos pela ordem respectiva) > 360



E o resultado é o seguinte:



_ mirror > (selecção da entidade a roxo) > (selecção dos vértices indicados pela devida ordem)





Recorremos ao mesmo comando e seguimos o mesmo raciocínio para as restantes fases.

_ mirror > (selecção do objecto) > (selecção dos pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente)



Alteração da posição do referencial.

_ ucs > x >  90 



_ mirror > (selecção do objecto) > (selecção dos pontos da diagonal de uma das faces pela ordem indicada)



E o resultado é o seguinte:



Repetição do processo para as várias diagonais das faces, recorrendo aos referenciais escolhidos.



_ union > all > remove (r) > (selecção do cubo)
_ subtract > (selecção do cubo) > (selecção dos pratos)



Passagem para o modo de visualização shademode, a fim de melhorar a percepção volumétrica do objecto. Visualização do objecto em 3D.

_ 3dorbit





Sem comentários:

Enviar um comentário