Execução de um exercício a fim de converter polegadas para metros, no pormenor construtivo, em expressões como 3 + 9/16. Começámos por criar um novo ficheiro no NotePad++ a fim de elaborar um comando com as seguintes direcções.

As variáveis tomam os seguintes valores: a=3, b=9, c=16. Armazenamento do ficheiro intitulado como cv2 e em formato .lsp.

Em AutoCad:
_ appload > (carregar ficheiro "cv2.lsp")

_ (cv2 3 9 16), cujo resultado é 0.075 metros

Este comando será utilizado para descobrir a partir da escala do desenho e de uma medida retirada do mesmo, o objecto à escala real. Após o esclarecimento de dúvidas relativas ao pormenor e à escala iniciámos um novo exercício. Criação de um cubo hiperbólico cujas características são:
_ 8 vértices
_ 6 faces com os mesmo ângulos, que são hiperbolóides
_ 12 arestas, que são hipérboles
_ box > (0,0) > (100,100)

Facilitação da execução do edifício.
_ vpoint > (0,0) > (1,-1,2)

_ shademode > sketchy

Retorno ao modo de visualização anterior.
_ shademode > 2dwireframe

Criação de uma layer intitulada como ''rectângulo'', de cor vermelha e sua utilização como layer de trabalho.

_ osnap > (selecção das seguintes opções)

_ line > (selecção dos pontos pela ordem apresentada)

_ line > (criação de uma recta resultante da união dos pontos médios de duas arestas)

_ line > (criação de uma linha resultante da união dos pontos médios das diagonais de duas faces)
Gestão do sistema de coordenadas.
_ ucs > 3p > (selecção dos pontos pela ordem apresentada)

Congelação da layer do cubo e da layer 0, de modo a serem visíveis apenas as linhas vermelhas.

_ plan

As várias entidades representadas em plans correspondem a:
a) assímptota
b) assímptota
c) centro da hipérbole
d) eixo vertical
e) eixo transversal
_ offset > 15 > (seleção do eixo vertical movendo o cursor para a esquerda)

_ point > (selecção do ponto resultante da intersecção dos eixos vertical e transversal)

Regeneração do modelo para que o ponto seja visível.
_ pmode > 35

Eliminação da recta vertical auxiliar que originou o referido ponto.
_ erase (e) > (selecção da recta)

Criação de uma novo layer intitulada como ''pontos da hipérbole'' e sua utilização como layer de trabalho.

Desenho de uma circunferência cujo raio vai desde o ponto CH (centro da hipérbole) até ao ponto criado.
_ circle (c)

Cópia do eixo vertical para a intersecção da circunferência auxiliar com as assimptotas a).
_ copy > (selecção da recta vertical) > (arrastar a mesma para os locais pretendidos)

Selecção da layer "pontos da hipérbole".
_ point > (selecção do ponto resultante da intersecção do ETC com a recta vertical copiada)

Eliminação das entidades auxiliares: circunferência e a recta vertical.
_ erase (e)

Criação de dois pontos também no lado direito.
_ mirror > (selecção dos dois pontos) > (selecção dos dois pontos do EV)

_ offset > 20 > (selecção da recta vertical) > (deslocamento do rato para a esquerda, criando uma recta) > (clique em um outro ponto mais à esquerda, criando outra recta) > (clique de outro ponto ainda mais à esquerda da última recta gerada, criando ainda outra)

_ extend > (selecção da última recta vertical da esquerda) > (selecção ET)

Criação de evidências das intersecções das três rectas criadas com ET.
_ point > (selecção dos três pontos resultantes da intersecção das três rectas verticais com ET)

Atribuição de números aos pontos, para uma mais fácil explicação.

_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = 3)

_ circle (c) > (selecção do centro da circunferência = ponto 2)

Eliminação do primeiro círculo auxiliar.
_ erase (e) > (selecção do círculo)

_ circle (c) > (centro = ponto 1; radio = ponto 3)

_ circle > (centro = ponto 2; raio = anterior)

Eliminação do círculo feito antes deste último.
_ erase (e) > (selecção da circunferência referida)

Marcação dos dois primeiros pontos da hipérbole, resultantes da intersecção das duas circunferências.
_ point

Eliminação das circunferências auxiliares.
_ erase (e) > (selecção das circunferências auxiliares)

Repetição do mesmo processo para as restantes rectas verticais, de modo a definir os seis prontos pretendidos. Criação da segunda recta vertical.
_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = ponto 4)

Criação de um círculo, com centro no ponto 2 e raio igual ao anterior.
_ circle (c) > (selecção do ponto 2)

Apagar o círculo auxiliar anterior a este.
_ erase (e) > (selecção da circunferência referida)
_ circle (centro = ponto 1; raio = ponto 4)

Criação de uma circunferência, cujo centro é o ponto 2 e com o mesmo raio que a circunferência anterior.
_ circle (c) > (centro = ponto 2)

Eliminação do círculo intermédio.
_ erase (e) > (selecção do círculo referido)

Marcação dos pontos resultantes da intersecção dos dois círculos.
_ point

Eliminação dos dois círculos auxiliares.
_ erase (e) > (selecção das circunferências referidas)

Criação da terceira recta vertical.
_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = ponto 5)

Criação de uma nova circunferência com centro 2 e com o mesmo raio da anterior.
_ circle (c) > (centro = ponto 2)

Eliminação da circunferência criada anterior a esta.
_ erase (e) > (selecção da referida circunferência)

_ circle (c) > (centro = ponto 1; raio = ponto 5)

Criação de outra circunferência cujo centro é o ponto 2 e o raio é igual ao da circunferência anterior.
_ circle (c) > (selecção do ponto 2)

Eliminação do círculo auxiliar criado antes deste último.
_ erase (e) > (selecção da circunferência referida)

Definição dos pontos resultantes da intersecção das duas circunferências.
_ point

Eliminação dos os círculos auxiliares.
_ erase (e) > (selecção dos círculos auxiliares)

Criação de uma layer intitulada como curva e sua definição como layer de trabalho.
_ layer (la)

_ spline > fit > (selecção dos pontos pela ordem demonstrada)

Prolongamento da linha azul.
_ offset > 1 > (selecção da primeira recta vertical + arrasto da mesma para a direita)

Exploração de um novo comando, fillet, que arredonda e fileta arestas de objectos.
_ fillet > radius (r) > 0 > (selecção: linha azul + linha resultante do offset)

Criação de uma novo layer intitulada como perfil e sua definição como layer de trabalho.
_ layer (la)

Criação uma entidade singular, que será a origem da hipérbole.
_ boundary > (alteração da opção ''polyline'' para ''region'')

Selecção de um ponto no interior da metade superior da curva da hipérbole.

Congelação de todos os layers, à excepção das layers cubo 0 e perfil.
_ layer (la)
Alteração da posição do referencial cartesiano.
_ ucs > w
Alteração da perspectiva de visualização do objecto.
_ vpoint > (1,-1,2)
_ revolve > (selecção da entidade roxa) > (selecção dos pontos pela ordem respectiva) > 360
E o resultado é o seguinte:
_ mirror > (selecção da entidade a roxo) > (selecção dos vértices indicados pela devida ordem)
Recorremos ao mesmo comando e seguimos o mesmo raciocínio para as restantes fases.
_ mirror > (selecção do objecto) > (selecção dos pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente)
Alteração da posição do referencial.
_ ucs > x > 90
_ mirror > (selecção do objecto) > (selecção dos pontos da diagonal de uma das faces pela ordem indicada)
E o resultado é o seguinte:
_ layer (la)

Alteração da posição do referencial cartesiano.
_ ucs > w

Alteração da perspectiva de visualização do objecto.
_ vpoint > (1,-1,2)

_ revolve > (selecção da entidade roxa) > (selecção dos pontos pela ordem respectiva) > 360

E o resultado é o seguinte:

_ mirror > (selecção da entidade a roxo) > (selecção dos vértices indicados pela devida ordem)


Recorremos ao mesmo comando e seguimos o mesmo raciocínio para as restantes fases.
_ mirror > (selecção do objecto) > (selecção dos pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente)

Alteração da posição do referencial.
_ ucs > x > 90

_ mirror > (selecção do objecto) > (selecção dos pontos da diagonal de uma das faces pela ordem indicada)

E o resultado é o seguinte:

Repetição do processo para as várias diagonais das faces, recorrendo aos referenciais escolhidos.

_ union > all > remove (r) > (selecção do cubo)
_ subtract > (selecção do cubo) > (selecção dos pratos)

Passagem para o modo de visualização shademode, a fim de melhorar a percepção volumétrica do objecto. Visualização do objecto em 3D.
_ 3dorbit



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